Você sabe quando foi inventado o desodorante? Primeiro, é válido ressaltar que tudo começou desde os tempos do Império Romano. Pois, na época, começou a surgir a necessidade de controle do odor e suor produzidos nas axilas.
Com isso, naquela época usavam embaixo das axilas almofadas aromatizadas. Dessa forma, o odor por causa do suor diminuía. Portanto, saiba como e quando foi inventado o desodorante e outras curiosidades.
Sendo assim, no começo do século XX, foi fabricado nos Estados Unidos um produto com sulfato de potássio e de alumínio. Com isso, era possível fazer o controle do suor e consequentemente diminuir o odor.
Em seguida, a mistura passou a ser chamada de desodorante. No entanto, o preço era um pouco elevado e o produto acabou se espalhando apenas no ocidente.
Mas, depois da Segunda Guerra Mundial os preços começaram a reduzir, tornando- se mais acessível. Atualmente, o desodorante possui inúmeras versões a serem escolhidas.
Contudo, é possível escolher de acordo com as necessidades individuais. Alguns com cheiros suaves, outros com cheiros mais fortes, com álcool ou sem, além de escolher ter ou não efeito bactericidas.
Segundo o New York Times, foi inventado pelos egípcios uma espécie de banho perfumado. Dessa forma, quando foi inventado o desodorante, eram usadas as almofadas com substâncias aromáticas que podiam massagear partes do corpo para desodorizar.
Além disso, no ano de 1888 o primeiro desodorante foi criado e se chamava Mum. E, apenas 15 anos depois, foi criado o antitranspirante Everdry.
Na realidade, o antitranspirante foi criado no intuito de matar as bactérias produzidas pelo suor e que causam mau cheiro. Pois, na realidade não é o suor o causador do odor ruim, ele quase não tem cheiro.
Na verdade, são as bactérias acumuladas que causam o mau cheiro. Com isso, o desodorante se encarrega da função de eliminar as bactérias antes que elas causem o cheiro ruim.
Além do mais, os antitranspirantes não possuem a função de cortar o processo da transpiração. Mas, a composição com alumínio acaba impedindo que as glândulas sudoríparas ajam.
Entretanto, as agências reguladoras pedem redução de pelo menos até 20% para os antitranspirantes normais e de pelo menos 30% para aqueles com extra proteção.
Agora, é importante lembrar que o desodorante não irá identificar se você é homem ou mulher. Portanto, embora as mulheres possuam bem mais glândulas sudoríparas em relação aos homens, eles sem dúvidas produzem mais suor.
Mas, mesmo assim, não existe diferença ao comprar o produto feminino ou masculino. Na realidade, só o que difere ambos é a fragrância e a embalagem. Pois, a fórmula é igual ou similar uma da outra.
Além do mais, poucos sabem que nem todo mundo tem a necessidade de usar desodorante. Inclusive, estudos feitos pelo Journal of Investigative Dermatology constataram que isso tem tudo a ver com a produção de cera dos ouvidos.
Então, nesses estudos foi publicado um artigo, onde mostram resultados acerca da relação entre o odor do suor e a textura e cor das ceras de ouvidos.
Desse modo, foi comprovado que uma parte pequena da população tem um gene em seu corpo que não produz o odor. Constatado então, que pessoas com cera de ouvido de cor branca e aspecto úmido, não produzem mau cheiro.
Por outro lado, pessoas com cera de cor escura e aspecto pegajoso, necessitam usar o desodorante.
Por fim, caso não saiba, é possível confeccionar o seu próprio desodorante em casa. Pois, misturando extrato de plantas com efeito antibacteriano e óleos essenciais, é possível obter uma mistura contra o odor.
Então, na teoria, produzir um desodorante caseiro não é tão difícil. No entanto, é importante lembrar que o efeito será apenas para bloquear o odor e não o suor, para isso é preciso usar antitranspirante.
E ai, gostou de saber quando foi inventado o desodorante? Caso queira ver mais artigos como esse, continue em nosso site!