Inicialmente, é importante lembrarmos que nos dias de hoje, a impressora 3D já é uma tecnologia acessível. Dessa forma, você já conhece essa tecnologia?
Desse modo, saiba que o aparelho já costuma ser bastante usado em vários lugares. Por isso, se pretende ter uma, fique ciente de qual modelo de impressora escolher, quais acessórios usar, como fazer manutenção e etc.
Certamente, você já deve ter feito compras, em que as peças foram impressas em 3D. Pois, a tecnologia está sendo cada vez mais usada em alguns tipos de peças de plástico, que antes eram moldadas por injeção.
Além do mais, é possível encontrar em suporte de placa gráfica algumas peças de impressões em 3D. Ou até mesmo, todos os itens serem totalmente impressos em 3D.
Então, pessoas que se consideram criativas, amariam ter uma impressora como essa. Dessa maneira, com ela é possível aflorar ainda mais a criatividade de qualquer pessoa.
Entretanto, ter uma impressora como essa possui um alto custo, então é preciso observar se vale a pena.
Primeiramente, tenha em mente que é possível usar essa impressora 3D sem gastar muito. Pois, você pode encontrar impressoras 3D básicas com valores de em média U $200.
Sendo assim, existem no mercado modelos modernos e sofisticados e consequentemente mais caros. Então, é possível investir posteriormente em um número maior de impressões e que tenha qualidade também.
Modelos com valores mais acessíveis, podem não ter camas de impressão tão aquecidas. Sendo assim, isso acaba impossibilitando utilizar alguns filamentos, no entanto, não terá grandes problemas.
Além do mais, as resinas de filamentos variam de preço devido a qualidade. Além disso, a duração vai depender do quanto vai imprimir.
Sendo assim, tente imprimir os objetos de tamanhos com até 10g por semana, isso fará o seu filamento durar muito mais tempo. Além disso, se optar em fazer projetos maiores, precisará fazer a substituição do carretel com frequência.
Também, busque por filamentos com valores mais em conta, mas que sejam compatíveis com a impressora. Pois, acontece de pagar valores mais caros e depois não aceitar em todo tipo de impressora.
Antes de tudo, saiba que para usar a impressora, será necessário ter o material para impressão. Portanto, dependendo de qual impressora vai escolher, as opções serão resina ou filamento.
Então, caso esteja iniciando no mercado, saiba que precisará ter junto com a impressora um litro de resina ou um rolo de filamento. Depois, é possível testar outras opções de impressão e decidir qual a melhor.
Além do mais, parte das impressoras 3D geralmente não funcionam sem a ajuda de um software. Por isso, você deve buscar opções de software pagas ou gratuitas.
Em alguns modelos também pode ser utilizado cartão SD como outra forma de impressão, caso não possa usar um computador no momento.
Existem equipamentos específicos para executar em diferentes tipos de impressoras 3D. Nas impressoras de resina, por exemplo, é preciso emparelhamento em estações de lavagem e cura.
Contudo, ao utilizar filamentos, em alguns casos pode precisar lixar e aparar os pedaços dispersos. Então, em cada caso será necessário ferramentas para manter a impressora funcionando corretamente.
Em síntese, como visto ao longo do texto, uma impressora 3D assim como qualquer outra, precisa de cuidados específicos. Sem falar, que há necessidade de manutenção frequente para funcionar da forma certa.
Além disso, assim como em outros aparelhos, é necessário manter a impressora 3D em ordem.
Então, mantenha a sua impressora sempre livre de sujeiras e poeira. Por último, esteja ciente de todos os custos e cuidados antes de adquirir uma impressora 3D.