Publicidade

A Tecnologia dos Carros Elétricos.

Anúncio

Atualmente, as discussões sobre um planeta descarbonizado ganhou força, especialmente porque diversos países estão adotando medidas para frear as emissões de CO2 na atmosfera. Neste sentido, os carros elétricos se mostraram ótimas opções para um futuro mais verde e sustentável.

Um levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontou que, no último ano, as vendas de carros elétricos triplicaram no mundo. Dessa forma, essa nova realidade favorece ao mercado elétrico, além do meio ambiente, que sofrerá menos com as emissões.

Sendo assim, além das atuais tecnologias, os carros elétricos também estão sendo equipados para oferecer ações inovadoras, que integram modernidade e com velhos conceitos. Por isso, confira mais sobre os carros elétricos e como eles poderão ser daqui a alguns anos!

A Tecnologia dos Carros Elétricos
Tecnologia dos Carros Elétricos (Imagem: Canva Pro)

Como Funcionam os Carros Elétricos?

Basicamente, os carros elétricos funcionam através de uma corrente elétrica, evitando o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo. Em suma, esse mecanismo funciona através de quatro componentes:

A bateria armazena a energia elétrica que será usada para manter o carro em funcionamento. O inversor converter corrente elétrica contínua em corrente alternada. Após o processo, essa energia é guiada ao motor de indução. Dessa forma, essa eletricidade aciona os mecanismos do motor, fazendo as rodas girarem e o carro se movimentar.

Por não queimar combustíveis, o carro elétrico não emite ruídos, nem gera poluentes ao meio ambiente. Além disso, a utilização de eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, já que o mecanismo do motor sofre menor atrito em comparação ao motor a combustível. Como consequência, a aceleração do carro se torna mais leve, facilitando a condução.

Quais são os Tipos de Carro Elétrico?

Basicamente, todos os carros elétricos funcionam através da eletricidade. No entanto, existem alguns tipos que podem incluir também o uso de combustíveis, dependendo da especificação do veículo. Dessa forma, os tipos de carros elétricos são:

Como Carregar a Bateria de um Carro Elétrico?

Atualmente, já é possível carregar a bateria de um carro elétrico através de uma tomada residencial de 120V a 220V, com carga completa em até 20H. Além disso, já existem no mercado aparelhos Wallbox, um carregador que completa o carregamento em até 4h.

Por outro lado, já existem eletro postos especializados em carregamentos rápidos, abastecendo os carros elétricos em até 40 minutos. Embora sejam úteis, eles ainda são minorias nas cidades brasileiras.

Além disso, a quilometragem que o carro pode fazer a cada recarga varia de cada modelo, dependendo da capacidade da bateria (kWh). Em geral, uma simples recarga pode durar de 200 km a 350 km.

As Novas Tecnologias Para os Carros Elétricos

Embora os carros elétricos já possuam funções incríveis, algumas tecnologias estão sendo implementadas em novos modelos para revolucionar o setor. Confira as melhores!

Carro que se Comunica com a Cidade.

A Tesla, famosa montadora elétrica de carros, já está desenvolvendo o robô táxi, a união de carro autônomo com o compartilhamento, onde o proprietário pode deixar o automóvel disponível quando não está usando. Sendo assim, ao ser chamado, o carro – previamente programado – vai até o local desejado, para levar o passageiro. Basicamente, seria um táxi que “funciona sozinho”.

Como a tecnologia 5G está em expansão, a comunicação entre cidades, carros e trânsito será facilitada. Dessa forma, um semáforo, por exemplo, ao entrar na luz amarela, enviará um sinal ao carro que se aproxima, alertando-o sobre a necessidade de iniciar a frenagem. Além disso, ele também comunicará aos carros de trás para que eles também reduzam a velocidade.

Dessa forma, essa nova tecnologia permitirá o fim dos engarrafamentos e os deslocamentos serão feitos em menos tempo. No entanto, é possível que isso não ocorra com o 5G, sendo uma tecnologia voltada para o 6G.

Indução Magnética nas Estradas.

No Reino Unido, alguns projetos para carros elétricos pretendem devolver energia à rede, onde o usuário ganhará créditos das administradoras. Por serem grandes acumuladores de energia, os carros elétricos resolveram diversos gargalos de energia.

Isso porque os carros elétricos do futuro terão outras formas de armazenar energia, além das baterias. Para isso, as células fotovoltaicas são uma solução altamente eficiente, mesmo que os automóveis elétricos atuais tenham pouco espaço para a instalação de painéis solares.

Hoje, modelos com superfícies planas no capô ou no teto, como os sedãs, podem incorporar as placas solares mais facilmente. A energia dos carros estacionados na rua podem armazenar e distribuir energia solar.