A principal teoria sobre onde a receita de canjica foi inventada, é a de que provavelmente foi no Brasil. Pois, acredita-se que o início do prato se deu pelos escravos no período colonial. Onde, eles preparavam uma espécie de papa conhecida em várias partes da África.
Inicialmente, a canjica era feita apenas com milho, mas depois passou a ter ingredientes novos como cravo e canela, leite de coco e outros. Por isso, veja a seguir como fazer essa receita de canjica deliciosa com coco.
No entanto, existem outras teorias sobre o prato ter surgido, na Ásia ou até mesmo em território brasileiro, através dos índios. Atualmente, esse é um prato típico de festas juninas e de outros santos no Brasil.
Também é importante lembrar que os festejos juninos foram trazidos pelos portugueses ao Brasil. Mas, até hoje se trata de uma das maiores festas do país. Por isso, esse é um prato que não pode faltar nessa época e em nenhuma outra.
Além disso, ao passar do tempo, o prato foi passando por diversas modificações até chegar na que conhecemos. Com isso, foi adicionado ao prato diversos ingredientes exclusivos da culinária brasileira.
Por isso, atualmente, a receita está bem diferente da receita original. Mas, o importante é que o sabor é excepcional. Portanto, não deixe de fazer na sua casa para toda a família se deliciar.
Primeiro, comece colocando a canjica de molho no dia anterior em uma vasilha com água cobrindo. Depois, coloque a canjica para cozinhar em uma panela de pressão até começar a ficar macia.
Agora, após cozinhar, escorra toda a água, adicione leite, canela em pau, o açúcar, a canela em pau e os cravos e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos.
Depois, deixe no fogo por 5 minutos para secar bem o leite e a canjica ficar cremosa. Agora, adicione leite de coco, leite condensado e o coco ralado e vá misturando, deixe no fogo por mais 5 minutos.
Depois, adicione o creme de leite antes de parar o fogo.
Em seguida, desligue e misture bastante, depois, despeje em uma travessa um pouco fundo e salpique a canela em pó.
O melhor de tudo é que pode ser servida estando fria ou quente, então combina em várias ocasiões.
Como você acompanhou conosco anteriormente, a canjica se trata de uma sobremesa, onde é colocado os grãos de milho junto com outros ingredientes. Como por exemplo, leite, caldo de leite de coco, cravo, canela e algumas outras especiarias.
Além disso, existem diversas formas de apreciar o prato, pois, existem versões doces e salgadas. No entanto, a canjica doce é sem dúvidas a preferida dos paladares.
Por isso, ao participar de alguma comemoração de festa junina, não deixe que falte na mesa com as diversas comidas típicas.
No entanto, não precisa esperar até chegar as festas de São João, você pode fazer em qualquer época do ano. Pois, além de ser saborosa, ainda é bem rápida de fazer.
Contudo, não existem mais desculpas para preparar essa receita deliciosa. Além do mais, escolha sempre ingredientes com boa qualidade, para garantir um bom resultado final.
Por fim, basta chamar todos os amigos e familiares e se deliciar com esse prato típico de nossas festas juninas.