Antes de descobrir as 7 dicas para otimizar o seu dia, e para que ele seja o mais produtivo possível, é necessário definir quais são as demandas mais urgentes do dia.
Então, defina quais são as atividades que precisam de urgência e faça o quanto antes. Além disso, o ideal é que sempre comece pelas mais complexas e difíceis de realizar. Portanto, essa é a primeira das 7 dicas para otimizar o seu dia.
Desse modo, as tarefas simples e que exigem menos de você poderão ser desempenhadas ao longo do dia de forma mais leve. Além disso, por não serem urgentes, podem até ser passadas para o próximo dia caso não dê tempo de desempenhar.
Também, é preciso colocar como demanda diária momentos que priorizam o bem-estar e a saúde. Como por exemplo, estar em família, fazer exercícios ou coisas do tipo.
Além disso, para otimizar o seu tempo também é importante criar bons hábitos. Dessa forma, é importante seguir sempre o mesmo padrão e rotina, a fim de alcançar as metas diárias.
Sendo assim, é importante eliminar da sua rotina atividades que fujam das suas demandas do dia.
Desse modo, a segunda dica é definir quais são os objetivos a serem cumpridos ao longo do dia. Para isso, é importante ter foco e concentração no que almeja realizar naquele dia.
No entanto, sabendo quais são esses objetivos, fica mais fácil manter o padrão. Com isso, certamente a sua produtividade irá aumentar durante a sua rotina.
Contudo, a terceira dica é definir diariamente quais são as suas metas a serem alcançadas. Para isso, é preciso ter bastante cautela na hora de priorizar as demandas.
Sendo assim, comece anotando quais são as metas que precisam ser cumpridas com mais urgência. Então, comece anotando por exemplo quais reuniões precisará fazer naquele dia. Ou seja, estabeleça metas e cumpra sempre todas elas.
Além disso, é importante manter as anotações das suas metas em locais mais acessíveis. Por isso, anote em sua agenda ou em uma janela do seu computador.
O importante é, além de criar as metas, manter elas em locais acessíveis para não caírem no esquecimento.
A quarta dica é estar sempre preparado para enfrentar imprevistos que possam surgir ao longo do dia. Portanto, ao programar o seu dia, reserve um tempo para aquelas atividades que não estavam incluídas na sua programação.
Geralmente, tarefas imprevisíveis surgem e acabam precisando imediatamente de uma atenção. Por isso, para evitar que atrase outras demandas, esteja sempre pronto para enfrentar imprevistos.
A quinta dica ajudará você a não ficar sobrecarregado e tentar fazer tudo sozinho. Portanto, dividir as tarefas seja em casa ou no trabalho é uma forma de dar conta de todas as demandas e metas a serem realizadas.
Desse modo, evite acumular as atividades para fazer sozinho e tente dividir sempre que possível.
Agora, a sexta dica é evitar deixar as tarefas sempre para depois, pois elas podem acabar virando uma bola de neve se acumulando para depois.
Além disso, estabeleça metas e prazos para finalizar suas atividades do trabalho ou de casa. Com isso, você conseguirá manter o cronograma diário sempre em ordem e sem acúmulos.
Por fim, a sétima e última dica para otimizar o seu dia é se planejar também para os momentos de pausa durante o dia.
Contudo, sempre que cumprir as suas tarefas mais importantes, busque um tempo para relaxar. Então, parar um pouco e fazer algum exercício, alongamento, ver uma série ou algo que você goste, poderá aumentar a sua produtividade.
Além disso, mesmo parecendo tarefas simples, às vezes acaba não sendo fácil ter momentos de relaxamento durante o dia. Mas, esses momentos são tão importantes quanto realizar todas as suas tarefas diariamente.