A primeira das 4 curiosidades sobre a banana é que parte das bananeiras cultivadas, geralmente, se reproduzem de maneira assexuada. Ou seja, é produzida com propagação vegetativa, através do rizoma, uma espécie de caule subterrâneo.
Dessa forma, o crescimento ocorre de forma horizontal, e que normalmente produz folhas. Além disso, a junção de todas essas folhas resulta em um caule da bananeira.
Além disso, esse “caule” posteriormente forma diversos ramos de flores que, mesmo sem haver fecundação dos ovários, formam bananas. Com isso, posteriormente é formado um cacho de banana.
Portanto, o fruto é conhecido como partenocárpico. Além do mais, os pontinhos pretos na banana são na realidade óvulos não fecundados. Mas, muitos acham que são na realidade sementes.
Contudo, existem diversas vantagens dessas plantas serem criadas assim, como por exemplo, uma fruta sem sementes. Além de tudo, a planta cresce e dá fruta mais rapidamente.
Entretanto, a única parte ruim é que se a planta for idêntica à planta-mãe, elas podem acabar herdando possíveis anomalias.
A segunda curiosidade sobre a banana, é que a mesma fornece um hormônio com o nome de etileno. Além disso, o gás faz a maturação do fruto ser mais rápida.
Desse modo, caso muitas bananas fiquem reunidas por muito tempo em um mesmo ambiente fechado ainda que esteja bem verde, irá amadurecer rapidamente. Além disso, essa maturação acaba ficando mais rápida após a colheita das bananas, então, rapidamente poderá comer.
No entanto, a fruta é rica em carboidratos, diversas vitaminas, sais minerais, além de poucos lipídios. Dessa forma, por conta da sua composição, se trata de um alimento bastante saudável.
Inclusive, com ela é possível até mesmo evitar a depressão, por ter em sua composição o triptofano, que estimula a produção da serotonina. Além do mais, comendo a fruta regularmente é possível equilibrar a glicose no sangue.
Dentre as vantagens de consumir a banana está a presença de ferro, que combate a anemia. Além disso, também reduz o risco de pressão alta, derrame, azia, enjoos e também regula o intestino.
Também, é possível passar a casca da banana em machucados e feridas para ajudar na cicatrização. Bem como, é bastante usada na culinária, para fabricar doces, pães, bolos e também alimentos salgados.
A banana é o alimento perfeito para quem tem uma rotina de correria e acaba ficando mais cansado. Além disso, por conta da sua composição, a casca da banana auxilia na quantidade de açúcar e níveis ideais ao decorrer do tempo. Com isso, a energia no corpo acaba durando muito mais tempo.
Portanto, o ideal é ter sempre que possível uma banana disponível para comer entre as refeições. Assim, não precisará ficar muito tempo sem comer. Pois, além de saciar a fome, ainda é uma proposta bastante nutritiva e controla inúmeras doenças.
Além do mais, a fruta é rica em potássio, evitando no corpo do indivíduo câimbras e contrações musculares. Por esse motivo, os atletas costumam comer bastante banana, enquanto fazem atividade física.
Dessa maneira, a fruta tem sido alvo de muitas pesquisas para saber quais os outros benefícios ela traz para a saúde.
Para finalizar, as 4 curiosidades da banana, é ela que se trata da fruta mais consumida entre os brasileiros. Por isso, é uma das mais fáceis de ser encontrada também.
Desse modo, embora não seja a mais vendida, ela consegue liderar o ranking de consumo. Isso pelo fato de poder ser facilmente plantada em vários lugares, então, não precisa ser comprada sempre.
Sendo assim, ela normalmente está inserida em qualquer refeição em seu dia a dia.